""

FRASES ANTOLÓGICAS: "Nunca discuta com um idiota, ele te rebaixa ao nível dele e te vence pela experiência"; "Na dúvida,escolha o silêncio!Ele irrita,incomoda,chateia,não gasta sua energia e ainda por cima,preserva sua imagem";"O homen pode até perder dinheiro,só não pode é perder o carater"(Caby da Costa Lima); "A paz exige 4 condições essenciais: verdade, justiça, amor e liberdade" (Papa João PauloII);"A fé em Deus nos faz crer no incrível, ver o invisível e realizar o impossível";"Quem nao faz um pouco por sua terra, não fará nada pela terra de ninguém"(Dix Huit Rosado);"O pessimista queixa-se do vento. O otimista espera que ele mude. O realista ajusta as velas"(autor desconhecido);"O futebol de Mossoró é como fogo no munturo quando você pensa que acabou ele ressurge";"A verdade prevalecerá"(Eurico Miranda)"Sempre parece impossível até que seja feito" (Nelson Mandela)

POTIBA- o maior clássico do interior do RN

POTIBA- o maior clássico do interior do RN
Essa torcida sim...Da nossa terra do nosso coração!!!!

quarta-feira, 20 de julho de 2011

0

FÁBRICA DE SONHOS

O ARTESÃO DOS BOTÕES

O principal instrumento do futebol de mesa, obviamente, são os “jogadores”, ou seja, os botões. Mas, para um público tão pequeno, será que ainda existe alguém que produza esses “atletas”? A resposta é sim. E essa pessoa pode ser encontrada no bairro das Quintas, aqui mesmo em Natal. Aos 65 anos de idade, Salatiel Galdino sobrevive da fabricação dos botões.
A história de seu Salatiel como artesão de botões começou há 50 anos; época em que ele produzia apenas por diversão. Em 1986, depois de receber uma carta da revista Placar, pedindo que o potiguar comprasse a próxima edição, ele viu sua vida mudar.
“Quando eu abri a revista e matéria principal era “Botão, mania de brasileiro”. E quando eu olhei na parte de serviços, onde tinha o nome das pessoas que fabricavam os botões, lá estavam todos os meus dados. Daí em diante eu comecei a receber um monte de pedidos e passei a me dedicar exclusivamente a isso”, lembrou.
O artesão explica de que são feitos os discos. “Alguns são feitos de acrílico e outros de palaton. A diferença é que o palaton é bem mais caro e trabalhoso. No Brasil, só existem duas pessoas que trabalham com esse material, eu e uma pessoa em Aracajú”, disse.

SEU SALATIEL RECEBE ENCOMENDAS DE TODO O BRASIL

Salatiel comemora o fato de conseguir sobreviver e bem apenas de sua paixão pelo esporte, já que recebe pedidos de todas as capitais do país que jogam na regra baiana. “Os preços dependem do material. Vão de R$ 16 reais até R$ 26 [o botão]. Todo mês eu recebo uns cinco pedidos de mais de 20 botões por pessoa. Chegam pedidos do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul, de todos os lugares onde jogam na regra baiana. O dinheiro que eu ganho dá pra gastar”, afirma.
Mas ele fez questão de lembrar que o botão não lhe deu apenas retorno financeiro. As amizades que construiu no futebol de mesa marcaram a sua vida. Emocionado, Seu Salatiel relembra um momento em que descobriu que estava com câncer e que teria que parar de trabalhar por um tempo para se tratar.
“Eu estava com bem uns 18 pedidos. E as pessoas já tinham me pagado a metade do valor dos botões. Então eu liguei para todo mundo e disse que só poderia voltar a trabalhar depois de um ano e que eu iria devolver o dinheiro deles. Mas no outro dia, todos me ligaram e disseram que tinham depositado o restante do dinheiro e que iriam aguardar eu me recuperar, pois admiravam o meu trabalho. Eu não conseguia parar de chorar e choro até hoje quando me lembro. O botão me deu muita coisa”, recorda, sem realmente conseguir conter as lágrimas.

Saudações leôninas!!!
Aos botonistas que quiserem adiquirir um time do senhor Salatiel (MAIS ANTIGO ARTESÃO DE BOTÕES AINDA EM ATIVIDADE) seu telefone de contato em Natal-RN é: 84 3653-4583



Nenhum comentário:

Postar um comentário