""

FRASES ANTOLÓGICAS: "Nunca discuta com um idiota, ele te rebaixa ao nível dele e te vence pela experiência"; "Na dúvida,escolha o silêncio!Ele irrita,incomoda,chateia,não gasta sua energia e ainda por cima,preserva sua imagem";"O homen pode até perder dinheiro,só não pode é perder o carater"(Caby da Costa Lima); "A paz exige 4 condições essenciais: verdade, justiça, amor e liberdade" (Papa João PauloII);"A fé em Deus nos faz crer no incrível, ver o invisível e realizar o impossível";"Quem nao faz um pouco por sua terra, não fará nada pela terra de ninguém"(Dix Huit Rosado);"O pessimista queixa-se do vento. O otimista espera que ele mude. O realista ajusta as velas"(autor desconhecido);"O futebol de Mossoró é como fogo no munturo quando você pensa que acabou ele ressurge";"A verdade prevalecerá"(Eurico Miranda)"Sempre parece impossível até que seja feito" (Nelson Mandela)

POTIBA- o maior clássico do interior do RN

POTIBA- o maior clássico do interior do RN
Essa torcida sim...Da nossa terra do nosso coração!!!!

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

0

MORRE O RADIALISTA LUIZ MENDES, DA RÁDIO GLOBO, O COMENTARISTA DA PALAVRA FÁCIL.

Por mais de 60 anos, Luiz Mendes iniciava suas transmissões, seja como locutor ou comentarista esportivo, com o conhecido bordão "Minha gente..." Era a forma que encontrava para invadir com simplicidade e gentileza a intimidade dos ouvintes e também telespectadores. Não à toa, ganhou logo o título de "comentarista da palavra fácil". A fala mansa, direta, simples e segura caiu no gosto popular. E nesta quinta-feira, esse público que tanto aguardava suas opiniões perdeu uma das mais admiradas e poderosas vozes do rádio brasileiro. O gaúcho de Palmeira das Missões morreu no Rio de Janeiro aos 87 anos, deixando viúva a atriz e radialista Daisy Lúcidi, com quem viveu por 64 anos e teve um filho, que lhe deu netos e uma bisneta.
Luiz Mendes morreu após complicações decorrentes de uma leucemia linfocítica crônica, segundo informou a assessoria do Hospital São Lucas, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, onde estava internado desde o dia 18 de outubro, no Centro de Tratamento Intensivo (CTI). O comentarista já sofria há muitos anos com o diabetes. Antes de o estado se agravar, Mendes já não saía mais de casa. Mas participava do "Enquanto a bola não rola", mesa-redonda da Rádio Globo aos domingos, e tinha um quadro chamado "Da pelada ao Pelé" no "Globo Esportivo", programa apresentado por José Carlos Araújo nos fins de tarde, de segunda a sexta. Em "Da pelada ao Pelé", Mendes contava suas principais lembranças do mundo do futebol.
Torcedor do Grêmio e do Botafogo - o clube alvinegro já decretou luto oficial de três dias e cedeu a sede de General Severiano para o velório -, Luiz Mendes teve uma trajetória intimamente ligada à história do rádio e da TV. Afinal, das 19 Copas do Mundo, participou simplesmente de 16. Ficou fora apenas das de 1930, 1934 e 1938 por ainda ser garoto. Mas em 1950 já era o locutor que narrou com a voz embargada o gol de Gigghia no Maracanazo da Copa de 1950, quando o Uruguai bateu o Brasil por 2 a 1 na final e deixou o país em profunda tristeza. Depois, vibrou com a conquista da Copa de 1958, na Suécia. Aquela decisão, para ele, foi o jogo mais marcante.
Se no rádio Luiz Mendes teve sua marca registrada, na TV sua passagem também foi marcante. Ele participou da primeira transmissão de TV colorida no Brasil, em 1972. Ainda na telinha, pela TV Rio, apresentou programas como TV Ringue. Depois, participou por muito tempo da mesa-redonda da TV Educativa, no Rio.
Mas a participação na TV mais emblemática foi como âncora da Grande Resenha Facit, primeira mesa-redonda da TV, apresentada nas TVs Rio e Globo nos anos 60. A mesa era uma reunião de comentaristas de renome. Craques como João Saldanha, Armando Nogueira, Nelson Rodrigues, José Maria Scassa, Hans Henningsen (o “Marinheiro Sueco”), Vitorino Vieira e o ex-artilheiro Ademir de Menezes discutiam, com paixão de torcedor, de forma acalorada, o desempenho dos clubes cariocas, principalmente nos jogos disputados no Maracanã.
A ideia da mesa-redonda foi do então diretor da TV Rio, Walter Clark, depois de assistir a um debate político entre os comentaristas Oliveira Bastos, Murilo Mello Filho e Villas-Boas Corrêa.
A primeira versão do programa foi em 1963, na TV Rio, com o nome de Grande Revista Esportiva. Passou a se chamar Grande Resenha Facit após receber patrocínio da empresa Facit, fabricadora de máquinas de escrever. A mesa-redonda foi levada para a TV Globo em setembro de 1966.
Grandes paixões
Mas a maior das paixões de Luiz Mendes foi o rádio. Em 1944, Luiz, aos 19, chegava à Rádio Globo vindo da Rádio Farroupilha cheio de sonhos. Um deles era conhecer o que mais tarde se tornou outra paixão: a menina atriz Daysi Lúcidi, que ouvia numa peça de rádio-teatro. Luiz, que havia se encantado com aquele trabalho, nunca poderia imaginar que mais tarde viveria com ela um conto de fadas.

Apoiado pelo brilhante Heron Domingues, um dos bambas do rádio brasileiro e depois da TV, com quem dividiu quarto numa pensão, Luiz Mendes teve logo a bênção de ninguém mais ninguém menos do que Roberto Marinho. Em 1946, já ganhava concurso popular de melhor locutor esportivo. Anos depois, como comentarista, seja pela Rádio Globo, onde trabalhou por grande período de sua carreira, seja pela Rádio Nacional ou Rádio Tupi, onde teve boa passagem, conquistou milhões com seu jeito simples e o profundo conhecimento sobre futebol. Considerado uma enciclopédia ambulante, era carinhosamente chamado pelos colegas de trabalho de "Mestre". Em 2010, ganhou homenagem com o lançamento de um livro biográfico intitulado "Minha gente", da jornalista Ana Maria Pires.
O locutor José Carlos Araújo, o Garotinho, da Rádio Globo, deu seu depoimento emocionado ao site da Rádio Globo após o anúncio da morte de Luiz Mendes.
- Eu, garoto, tinha o Luiz Mendes como meu ídolo como narrador. Além da memória privilegiada, ele foi um companheiro inesquecível.








terça-feira, 11 de outubro de 2011

0

Em eleição de chapa única, Baraúnas elege Eudes Machado como seu novo presidente, Além do empresário, praticamente toda a diretoria foi mudada; gestão vai até final de 2012

O Baraúnas está sob nova direção. Como já era esperado, o empresário e candidato único, Eudes Machado, assumiu a presidência do clube na manhã do domingo passado. A eleição foi realizada no Centro de Treinamento do clube, a Toca do Leão.
Participaram da comissão da mesa eleitoral o secretário jurídico Dr José Carlos Brito, e os abnegados do clube Josirene e Jaime Jr. Eudes obteve 152 intenções e nenhum voto nulo. Juntamente com ele, o vice-presidente Marco Maia, o diretor jurídico José Carlos Brito, e o diretor de Comunicação e Marketing Carlos Guerra Júnior, juntaram-se para formar a nova direção do clube.
“É uma honra assumir o posto máximo do clube do meu coração. Sempre estive ao lado do Baraúnas, como parceiro direto ou indireto. Mas agora a missão é mais difícil e honrosa. Sempre tive esse sonho de ser presidente e me preparei para esse momento”, disse Eudes.
Em relação aos objetivos da equipe no Campeonato Estadual do ano que vem, Eudes pediu calma, porém prometeu uma equipe competitiva. “Estou assumindo o clube agora. Vou analisar e ver o que o clube precisa investir no momento. Mas o torcedor pode ficar tranquilo, que o Baraúnas não vai se decepcionar no Campeonato Estadual. O trabalho será feito de forma séria e planejada. Vamos ouvir todos os membros da diretoria, mas as decisões finais serão minhas e do vice-presidente Marco Maia”, finalizou.
Eudes Machado assume o clube no lugar de João Dehon da Rocha, que presidiu o tricolor durante sete anos, com algumas interrupções para resolver assuntos particulares, mesmo motivo por qual se afasta mais uma vez agora do cargo. Dehon teria mais um ano à frente do Baraúnas, mas preferiu antecipar sua saída.
Desta forma, a gestão de Eudes fica caracterizada como um ‘mandato tampão’, já que ele entra na presidência para completar a missão assumida por João Dehon no final de 2009, e que deveria terminar somente nos últimos meses do próximo ano. Sendo assim, o novo mandatário ficará no cargo, inicialmente, até o término de 2012.
Uma das primeiras atitudes de Eudes em seu compromisso com o Baraúnas deve ser a escolha de um técnico para comandar a equipe no Campeonato Estadual do próximo ano. Wassil Mendes, que treinou o Leão do Oeste em 2004, chegou a ser comentado, mas o acerto por enquanto é negado pela nova diretoria.

0

XXXVIII Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa em Recife- TÁ CHEGANDO A HORA.

A Federação Pernambucana de Futebol de Mesa tem o prazer de convidar os botonistas de todo Brasil para a realização do XXVIII Campeonato Brasileiro na modalidade de um toque, que ocorrerá na capital pernambucana, entre os dias 12 e 15 de novembro de 2011.
Com o objetivo de evitar que nossos convidados tenham qualquer tipo de dificuldade, estamos informando aos nossos amigos botonistas com bastante antecedência que as reservas do Recife Praia Hotel (local do evento), já podem ser feitas através do site: www.recifepraiahotel.com.br , e-mail: eventos@recifepraiahotel.com.br, ou pelo fone: (81) 2122-1100 e fax: (81) 2122-1101, na ocasião da reserva, informar que a mesma será para o evento acima descrito.

A antecedência justifica-se pela grande procura aos hoteis de Recife, pela presença de turistas e empresas interessadas nas oportunidades que hoje se apresentam em nosso estado, empreendimentos como o pólo de Suape e a Cidade da Copa.
Contamos com a presença dos amigos para que realizemos um grande evento.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

0

Campanha em prol de melhorias para sede do BARAÚNASFUTMESA

VISANDO LEVANTAR RECURSOS FINANCEIROS PARA COMPRARMOS UM GELÁGUA PARA NOSSA SEDE PROVISÓRIA, POIS O CALOR AQUI EM MOSSORÓ TÁ DE LASCAR! DECIDIMOS NOS DESFARZER DE NOSSA COLEÇÃO DE BOTÕES DO MESTRE ARTESÃO GAÚCHO IVAN RIBEIRO,AO PREÇO DE R$ 380,00, SÃO 20 JOGADORES EM PALADON,PESSOAS DE BOA VONTADE QUE TENHÃO INTERRESSE NO CONCURSO DESSES HISTÓRICOS JOGADORES É SÓ ENTRAR EM CONTATO COM JAIME JR. PELO E-MAIL: jaimesertao@yahoo.com.br

SEGUE ABAIXO A RELAÇÃO DOS ATLETAS:


VASCO DA GAMA----------------ROBERTO DINAMITE
SELEÇÃO BRASILEIRA--------------RONALDO
BOTAFOGO------------------------TÚLIO
GUARANI DE CAMPINAS-------------CARECA
CRUZEIRO------------------------DIRCEU LOPES
SANTOS--------------------------ROBINHO
BARCELONA-----------------------ROMÁRIO
PORTUGUESA----------------------JULINHO
SPORT RECIFE--------------------ZICO
SANTA CRUZ-PE-------------------WILSON TADEI
CORINTHIANS---------------------SOUZA
PALMEIRAS-----------------------ALEX
SÃO PAULO-----------------------LEONARDO
GRÊMIO--------------------------RENATO
INTERNACIONAL-------------------FALCÃO
ATLÉTICO MINEIRO----------------BELETTI
SÃO PAULO DE RIO GRANDE-RS------EVANS
ARGENTINA-----------------------MARADONA
CORITIBA------------------------TOBI
BRASIL DE PELOTAS-RS------------BIRA



domingo, 28 de agosto de 2011

0

TOP100 - As Piores Desculpas dos Botonistas


Todo mundo já teve seus dias de pereba, mas assumir que a culpa é nossa é difícil. Mais difícil é ouvir certas pérolas do adversário, pra justificar o injustificável. Listamos 100 delas, que atire a primeira palheta quem nunca usou pelo menos uma delas. Se você conhece mais alguma, clássica ou pitoresca, ajude a completar a lista:

1. “...essa mesa é aquela né, eu saiba...”

2. “...shshshshs!!!!!tá atrapalhando ae...”

3. “...esse sol tá foda...”

4. “...frio do kct hein?! Tá foda de jogar...”

5. “...calor do kct!!!não consigo jogar assim...”

6. “...eu nem ia vir hoje...”

7. “...mulher dentro da sala é phoda, tira a concentração...”

8. “...com essa descaída não tem como jogar...”

9. “...vamos trocar a bolinha...”

10. “...tira as palhetas de trás do gol, faz favor...”

11. “...a mesa tá muito lisa...”

12. “...orra, tá prendendo né?? Percebeu??”

13. “...nunca jogo bem na primeira rodada...”

14. “...não gosto de chutar de perto...”

15. “...isso é cavalete mal feito, dá nisso...”

16. “...deu um mal jeito aqui, tá atrapalhando na hora de chutar...”

17. “...ihhhh, escapou...”

18. “...toda vez que eu vou chutar você vem olhar...”

19. “...hã, é esse botão, nº8, tá com problema, sempre esqueço de trocar...”

20. “...tá acertando tudo hoje hein!?!?”

21. “ ...é, hoje não é o dia...”

22. “...esse pessoal da botcha incomoda né...”

23. “...vou parar de jogar essa poha...”

24. “...putz, tá prendendo em cima...”

25. “...putz cara, eu não tava olhando...”

26. “...as mesas tão muito próximas, tá phoda de jogar...”

27. “...esse ar condicionado tá muito forte, tá atrapalhando...”

28. “...a diferença é que você acertou os chutes...”

29. “...se a bolinha não tomba, eu tinha ganho o jogo...”

30. “...esses babacas vem tirar foto bem na hora que eu vou chutar, assim não dá...”

31. “...essa bolinha é a da Liga???”

32. “...posso medir teu goleiro???”

33. “...você viu né??? tocou ali...”

34. “...tem como fechar essa janela ae???”

35. “...essa palheta não é a boa...”

36. “...meu dia foi bem corrido hoje...”

37. “...minha flanela tá uma merda...”

38. “...já tinham me dito que silicone na flanela é cagada...”

39. “...preciso lavar esse time...”

40. “...Ôoo!! Tá pingando suor na mesa...”

41. “...viu, desencosta da mesa, faz favor...”

42. “...vou voltar a jogar com o Íbis, jogo muito mais...”

43. “...não pode jogar de chinelo, tá na regra...”

44. “...se o sino não toca, eu tinha virado...”

45. “...to com a mão pesada hoje...”

46. “...só falta acertar a finalização...”

47. “...nem aqueci direito, dá nisso...”

48. “...toda vez que esse cara vem, eu não consigo jogar...”

49. “...vamo time, vamo jogá!!!!!!!”

50. “...a bolinha tá mais pesada/leve hein?!?! não achou???”

51. “...ôo!! cuida do teu jogo ae (pro cara da mesa ao lado)...”

52. “...teu time tá confundindo com o meu...”

53. “...”é essa música ae(a 1km), tá atrapalhando...”

54. “...tão querendo me foder...”

55. “...o botão mudou de direção, você viu??”

56. “...é só comigo que acontece...”

57. “...quero ver acertar de novo essa...”

58. “...meu filho não tá muito bem, to em alerta e tal...”

59. “...to sem jogar faz um tempão...”

60. “...tá meio escuro aqui né?? Não te atrapalha??”

61. “...orra, que olho gordo hein...”

62. “...mexeu hein!!!”

63. “...essa mesa é muito baixa...”

64. “...essa flanela não é a minha, ei!!! essa flanela é tua mesmo???”

65. “...preciso ir embora, minha mulher tá esperando...”

66. “...botão é coisa pra nerd mesmo...”

67. “...nunca gostei de jogar equipes...”

68. “...dormi mal hoje...”

69. “...merecia o empate...”

70. “...a viagem foi phoda, to tudo torto...”

71. “...não consigo jogar nesse lugar...”

72. “...não dá pra jogar com esse cara, muito ladrão...”

73. “...hoje to sem motivação...”

74. “...você deu sorte...”

75. “...será que esses caras tão assistindo mesmo essa TV?? podia desligar isso né???”

76. “...se eu faço aquela, o jogo era outro...”

77. “...to jogando dadinho também, é muito diferente...”

78. “...essa trave ae, acho q tá torta...”

79. “...o cara chutou 8 e fez 8...”

80. “...to treinando demais, tá atrapalhando...”

81. “...vou trocar a decoração desse time, Barcelona é time perdedor, não vai...”

82. “...depois q tá 3x0 qualquer um joga...”

83. “...se eu tivesse ganho os jogos que perdi de cagada, teria sido campeão...”

84. “...essa mesa já tá velha, não tem como jogar aqui...”

85. “...teu time é mais leve que o meu, é por isso...”

86. “...devia ter posto o argola, agora já era...”

87. “...tomei todas ontem, to até agora meio grogue...”

88. “...alguém nivelou as mesas pelo menos???”

89. “...sempre vou mal nesses campeonatos...”

90. “...fizeram macumba pra mim, eu sei...”

91. “...esse goleiro chama gol, desgraçado...”

92. “...quem não faz, toma...”

93. “...ei!!!!alguém tá cuidando do tempo?????”

94. “...travessão de novo!!!!!!!!!(a bola explode no peito do goleiro)”

95. “...eu vi, bateu nas duas traves, no travessão, nas costas do goleiro, na coruja, correu em cima da linha, mas não foi gol..”

96. “...quinta-feira eu não jogo bem, não adianta...”

97. “...é que vão me ligar do trampo...”

98. “...esse pastel não caiu bem...”

99. “...se eu jogasse sempre assim, seria campeão brasileiro...”



E em primeiríssimo lugar, disparado:


“...GOLAÇO!!!!!!foi gol né?!??!?!”


SAUDAÇÕES LEÔNINAS!!!

terça-feira, 9 de agosto de 2011

0

CONTRA TUDO E CONTRA TODOS!

Uma premissa fundamental do marketing é inovar. No campo esportivo, onde muitos se veem limitados a patrocínios de uniformes e atletas, esta diferenciação é importantíssima para que sua marca se sobressaia perante a tantos acordos.

Um exemplo muito forte deste diferencial que deve existir ocorreu nesta semana, com o patrocínio da Betfair a dupla britânica de vôlei de praia Zara Dampney e Shauna Mullin. A partir de um código QR (Quick Response), a empresa de apostas colocará uma espécie de patch na parte de trás do biquíni das atletas, que ao ser fotografado (em sua maioria por smartphones) remeterá a uma página na internet.

Shauna é formada em marketing e alegou que na Inglaterra o público vê o vôlei de praia com conotação sexual e não como esporte. Desta maneira, naturalmente aceitou ser carro-chefe desta ação. Além da inovação, a provocação e a imprevisibilidade, são ingredientes que colaboram para que um patrocínio seja disseminado. Para comprovar, vamos a quatro exemplos:

Vasco/SBT: Quem não se lembra quando, em represália à Globo, Eurico Miranda estampou o logotipo do SBT no uniforme do Vasco, na final da Copa João Havelange em 2000? A Globo investiu R$ 80 milhões no campeonato e na final foi obrigada a abusar de ângulos abertos. Já o SBT não pagou absolutamente nada pelo patrocínio.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

0

COPA 2014 e FUTMESA

COM A DEMOLIÇÃO DO MACHADINHO PARA CONSTRUÇÃO DA ARENA DAS DUNAS, LOCAL ONDE IRAM SER DISPUTADOS OS JOGOS DA COPA DO MUNDO-2014 EM NATAL-RN, AONDE SERÁ O NOVO PONTO DE ENCONTRO DOS BOTONISTAS NATALENSES?

Organizados em clubes e associações,os botonistas ou técnicos,
nomes dados aos que praticam a modalidade, resistem e levam o
esporte a sério. Para eles a atividade é muito mais do que um simples
divertimento.
O encontro semanal acontece em duas salas no ginásio Machadinho.
Toda segunda-feira às 20h, faça chuva ou tempo bom,
eles estão sempre lá. Mesmo sem tem como fazer uma comparação
com os esportes mais populares que ocupam o ginásio, como futsal,
basquete ou vôlei, o botão tem o seu público fiel. São aproximadamente
30 técnicos presentes a cada encontro.
O que atrai os fanáticos é o desafio das jogadas impossíveis com
seus pequenos botões. Em uma mesa de 2,20m de comprimento
por 1,60m de largura, a oficial para a regra 1 toque (regra baiana),
é onde a “bola” rola. Os técnicos chegam com seus times devidamente
separados em caixas forradas com flanelas; tudo para não
danificar os botões. No local, funciona a sede da
Associação Norte-riograndense de Futebol de Mesa (ANFM), fundada
em 1976. Entretanto, bem antes disso, alguns já davam vida
aos pequenos “jogadores”. É o caso do senhor Clóvis Leão. Ele joga futebol de botão desde 1952 e, hoje, aos 70 anos, diz que jamais pensou
em trocar de esporte. “Na época que eu comecei a jogar não
existia essas mesas. Eram campinhos pequenos. Eu sempre gostei
de botão, desde menino. Nunca pensei em abandonar o botão.”
O experiente técnico foi um dos fundadores da ANFM.
Em natal, além da ANFM, existem mais duas associações, uma
na Cidade Satélite e outra na zona norte. No interior do RN também
encontramos algumas agremiações, como em São José de Mipibu
e São Paulo do Potengi. Ao todo,são aproximadamente 100 praticantes
regulares no estado.
COPA 2014
A construção da Arena das Dunas para a Copa de 2014 não irá
afetar apenas os times de futebolda cidade. Como o Machadinho
também terá que ser demolido,os botonistas precisarão encontrar
outro local para se encontrar.A salas onde os botonistas se reúnem
são cedidas pela prefeitura.
“Nós ainda não temos nada. Mas estamos procurando. Quem sabe
a prefeitura não tem algum casarão que possa nos ceder. Mas tem
que ser um local central, para facilitar para todo mundo”, declara
Carlson Cosme.


Saudações leôninas!!!

quarta-feira, 20 de julho de 2011

0

FÁBRICA DE SONHOS

O ARTESÃO DOS BOTÕES

O principal instrumento do futebol de mesa, obviamente, são os “jogadores”, ou seja, os botões. Mas, para um público tão pequeno, será que ainda existe alguém que produza esses “atletas”? A resposta é sim. E essa pessoa pode ser encontrada no bairro das Quintas, aqui mesmo em Natal. Aos 65 anos de idade, Salatiel Galdino sobrevive da fabricação dos botões.
A história de seu Salatiel como artesão de botões começou há 50 anos; época em que ele produzia apenas por diversão. Em 1986, depois de receber uma carta da revista Placar, pedindo que o potiguar comprasse a próxima edição, ele viu sua vida mudar.
“Quando eu abri a revista e matéria principal era “Botão, mania de brasileiro”. E quando eu olhei na parte de serviços, onde tinha o nome das pessoas que fabricavam os botões, lá estavam todos os meus dados. Daí em diante eu comecei a receber um monte de pedidos e passei a me dedicar exclusivamente a isso”, lembrou.
O artesão explica de que são feitos os discos. “Alguns são feitos de acrílico e outros de palaton. A diferença é que o palaton é bem mais caro e trabalhoso. No Brasil, só existem duas pessoas que trabalham com esse material, eu e uma pessoa em Aracajú”, disse.

SEU SALATIEL RECEBE ENCOMENDAS DE TODO O BRASIL

Salatiel comemora o fato de conseguir sobreviver e bem apenas de sua paixão pelo esporte, já que recebe pedidos de todas as capitais do país que jogam na regra baiana. “Os preços dependem do material. Vão de R$ 16 reais até R$ 26 [o botão]. Todo mês eu recebo uns cinco pedidos de mais de 20 botões por pessoa. Chegam pedidos do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul, de todos os lugares onde jogam na regra baiana. O dinheiro que eu ganho dá pra gastar”, afirma.
Mas ele fez questão de lembrar que o botão não lhe deu apenas retorno financeiro. As amizades que construiu no futebol de mesa marcaram a sua vida. Emocionado, Seu Salatiel relembra um momento em que descobriu que estava com câncer e que teria que parar de trabalhar por um tempo para se tratar.
“Eu estava com bem uns 18 pedidos. E as pessoas já tinham me pagado a metade do valor dos botões. Então eu liguei para todo mundo e disse que só poderia voltar a trabalhar depois de um ano e que eu iria devolver o dinheiro deles. Mas no outro dia, todos me ligaram e disseram que tinham depositado o restante do dinheiro e que iriam aguardar eu me recuperar, pois admiravam o meu trabalho. Eu não conseguia parar de chorar e choro até hoje quando me lembro. O botão me deu muita coisa”, recorda, sem realmente conseguir conter as lágrimas.

Saudações leôninas!!!
Aos botonistas que quiserem adiquirir um time do senhor Salatiel (MAIS ANTIGO ARTESÃO DE BOTÕES AINDA EM ATIVIDADE) seu telefone de contato em Natal-RN é: 84 3653-4583



terça-feira, 12 de julho de 2011

1

Túnel do tempo: Dinamite homenageando Eurico Miranda

Em 2001, antes do torniquete financeiro e semanas após o título de tetra campeão brasileiro, valia à pena para o ex-atleta manter-se ao lado de quem salvou sua carreira e o iniciou na política. A declaração foi dada nessa época.

Alguns meses depois, entretanto, com sua presença oportunista na área de São Januário, onde o clube estava protestando em função do torniquete, a peça explodiu num misto de contradição (havia dito várias vezes que jamais seria candidato a presidente contra Eurico Miranda) e megalomania, se dizendo o nome para pacificar e dirigir o clube, como se algum conhecimento para isso tivesse.

Daí para frente, tendo traído suas próprias palavras e chutado o bom senso pro alto esperou na banheira uma oportunidade para se tornar vítima e iniciar o processo de pena que antes atingiu os torcedores do Vasco menos atentos à história (uma armação que se iniciou com a entrada na tribuna sem convite, por intermédio de outro do presidente de honra Calçada e terminou com sua saída daquele recinto e a negativa em pedir o tal convite na presidência, preferindo ir embora do estádio para chorar junto à imprensa, dar asas a seu plano ingenuamente ardiloso e contar com a colaboração sensacionalista dos meios de comunicação e maldosa de outros oportunistas oposicionistas da época) e hoje faz parte da grande maioria dos vascaínos, sendo que agora a pena é pelo patético demonstrado na função que fantasia exercer.

O que fez Roberto não foi trair suas palavras, quem lhe sempre deu a mão nas horas difíceis como jogador e lhe pôs pra cima quando muitos de seus aliados políticos atuais o queriam fora de São Januário, tratando-o como moeda. Roberto traiu a si próprio. De dar pena mesmo tanta pequeneza, ingratidão, deslealdade e fraqueza. Ou asco.

CASACA!
FONTE: SITE CASACA

SAUDAÇÕES LEONINAS!!!

quinta-feira, 16 de junho de 2011

1

33ª edição Nordestão de Futebol de Mesa NATAL-RN

Nos dias 30 de abril e 1º de maio, foi realizada em Natal, a 33ª edição Nordestão de Futebol de Mesa – categoria disco (um toque). A competição ocorreu nas instalações do Hotel Barreira Rôcha, na Via Costeira, e contou com a presença de alguns diretores da Confederação Brasileira de Futebol de Mesa.
O evento foi considerado por seus organizadores como de bom nível técnico. Na categoria máster, Carlos Alberto, de Pernambuco, conseguiu a primeira posição. No sênior, a final foi emocionante entre Adailton, da Bahia e Zezeca, de Sergipe, ficando o título com o baiano. Na categoria especial, o bom desempenho do potiguar Aldemar, levou o Rio Grande do Norte a conquistar o bicampeonato, após vencer Tosta, da Bahia.
Conforme os organizadores, o nível da regra está bastante equilibrado no Brasil. Daí, o acirramento nas disputas.
Apenas para lembrar, em novembro será disputado o Campeonato Brasileiro, em Recife, Pernambuco.
Fonte: CBFM

SAUDAÇÕES LEôNINAS!!!

segunda-feira, 13 de junho de 2011

2

Politicagem barata com ídolo vascaíno

FONTE: SITE CASACA.



Politicagem barata com ídolo vascaíno
[ 10/06/2011 | 61 Comentários | Imprimir ]
Na euforia pela conquista da Copa do Brasil…

O presidente Roberto Dinamite falou com Edmundo…

Ao vivo, pela rádio Globo…

E disse que organizaria um jogo de despedida dele do seu amado Vasco…

Muito emocionado, Edmundo aceitou na hora…

Só que, infelizmente, havia algo por trás…

A direção vascaína quer fazer a festa mais do que merecida…

Só que deseja que ele faça a sua parte…

Já que ele ama tanto o Vasco…

Que faça a sua colaboração…

E dê como presente o seu perdão…

O seu perdão tem preço: R$ 1,8 milhão…

Essa é a dívida que o clube tem com ele desde os tempos em que era jogador…

Ele entrou na Justiça do Trabalho…

A questão está ganha…

São salários e luvas acertados em contrato….

Não há como o ídolo vascaíno perder…

E agora?

Ele ficou muito constrangido ao saber desse pedido do perdão…

O Vasco tem dívidas que ultrapassam os R$ 300 milhões…

A maior parte delas com impostos e dívidas trabalhistas…

Edmundo não sabe o que fazer…

Romário e Juninho Pernambucano já confirmaram presença na despedida…

O jogo poderia ser contra o também seu Palmeiras…

A situação constrangedora deve ser definida na semana que vem…

Até porque há a séria desconfiança de que se ele não perdoar o R$ 1,8 milhão…

Não haverá festa de despedida…

Edmundo está em uma encruzilhada..

Fonte: Blog do Cosme Rímoli – R7

++++++++++++++++++++++++++++++++

Nota do CASACA!

Quem está em uma encruzilhada é a diretoria. Edmundo é ídolo do Vasco e como tal merece uma despedida digna e justa, pelo tanto que fez pelo clube. Se a diretoria do Vasco não fizer tal despedida, que em meio ao choro do craque prometeu realizar, ela se mostrará tentando comprar uma homenagem por R$ 1,8 milhões.

Que saia desse xeque mate e relembre o atual presidente que sua despedida do futebol se deu única e exclusivamente por um sentimento de justiça de Eurico Miranda, que não só o fez despedir-se dignamente do futebol, como o ajudou no início de sua vida política.

Algumas coisas não têm preço, a gratidão é uma delas. E a ingratidão também.

Equipe CASACA!

domingo, 12 de junho de 2011

1

Futebol de Botão: brincadeira de gente grande

Futebol de Botão: brincadeira de gente grande
Do site www.oplanob.com.br
Das brincadeiras de uma geração que cresceu antes dos jogos eletrônicos – como o bafo, as bolinhas de gude e o pião – algumas resistiram ao tempo e até se profissionalizaram. Elas podem não fazer mais parte do seu cotidiano, mas são assunto sério para muita gente acima dos 30. É o caso do futebol de mesa, o popular futebol de botão.

Um dos adeptos mais ilustres da prática é o compositor Chico Buarque. Como todo bom jogador, Chico entrava em campo com o seu time do coração, mas ao contrário do uso corrente, a sua equipe não era uma réplica de um grande clube de futebol. Chico inventou um time, batizou-o de Politeama, compôs um hino para ele ("Politeama, Politeama, o povo clama por você/ Politeama, Politeama, cultiva a fama de não perder") e mais tarde trouxe-o à vida em amistosos com jogadores de verdade.

Em uma entrevista, o músico revelou que, antes do Politeama, os jogos de botão eram muitas vezes uma atividade solitária no chão de madeira da casa dos seus pais. “Era eu contra eu mesmo... fazia campeonatos, paulistas e cariocas, juntava aqueles doze times, que eram doze na época no Rio, e doze em São Paulo, e roubava um pouquinho também. Roubava pro Fluminense, ele era sempre campeão”, contou.

No gogó

O tempo passou, mas o hobby continuou. Chico ganhou adversários como Hugo Carvana, Vinícius de Moraes, Chico Anísio e Toquinho e manteve um hábito comum entre os botonistas: a narração dos jogos. “Não basta jogar, é preciso ir narrando lance a lance até a finalização para que a partida seja mesmo emocionante”, garante o fotógrafo Marcelo Dallegrave, que promove campeonatos todas as segundas-feiras no seu apartamento no Alto da Glória, em Curitiba, onde a mesa de botão ocupa o espaço que seria o da mesa de jantar na casa das pessoas comuns.
Junto com ele joga o bicampeão brasileiro de futebol de botão, Almo José de Paula Junior, atleta que representa o Clube Curitibano nas competições oficiais. Ele e Marcelo participaram com outros 15 botonistas da Copa do Mundo de Futebol de Mesa Master, evento promovido no final deste mês no Clube Curitibano.

Cada jogador representava a bandeira de um país. Com 38 anos, Marcelo era o mais novo entre os participantes. Acostumado a jogar com o dadinho ao invés da bola redonda, “tomou uma tunda” na competição e eliminou a Suíça, país que representava, já nas primeiras rodadas.

Botão nos estados

“Há dez anos enquanto tínhamos cerca de 300 participantes federados no Paraná, no Rio de Janeiro havia um pequeno grupo que não chegava a cem. Hoje não temos cem e há mais de mil federados no Rio e mais de 3 mil em São Paulo”, conta Almo sobre o número de botonistas no Estado. Segundo ele, iniciativas como a do Clube Curitibano são uma tentativa de resgatar alguns atletas que pararam com o esporte.

Também com o objetivo de popularizar o botão estão sendo difundidas novas regras além da oficial com 12 toques coletivos (três com cada botão), que usa bola redonda de feltro e um campo de 1,70 m por 1,10 m. “Particularmente acredito que a regra de oito toques jogada com dadinho é mais atrativa”, conta Almo, que começou a jogar com cinco anos, brincando com o pai, e nunca mais abandonou o esporte.

sábado, 9 de abril de 2011

1

Os 10 Mandamentos do Botonista

Os 10 Mandamentos do Botonista
por Armandinho

1 – Não existe regra ruim e sim, opções e gostos diferentes, respeite, procure conhecer e se possível jogar todas elas, mesmo que tenha sua preferência não menospreze as outras.

“FAÇA CRESCER O BOTONISMO”

2 – Seja sempre honesto em qualquer situação, mesmo que não seja favorável a você”

“É MELHOR PERDER HONESTAMENTE QUE VENCER SABENDO QUE ESTÁ ENGANANDO A SI E AOS OUTROS”

3 – Procure saber tudo sobre o tipo de botão com que você joga, principalmente material de que é fabricado, tamanho, ângulo, peso, altura, sua melhor posição para o chute etc.

“SEJA DETALHISTA, SE VOCÊ NÃO CONHECE NEM OS SEUS BOTÕES NÃO PODE CONHECER O ADVERSÁRIO”

4 – Faça do botonismo seu hobby preferido.

“EM QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA NÃO TROQUE SEU JOGO DE BOTÃO POR OUTRO ESPORTE”


5 – Zele pelos seus botões, mesmo que outras pessoas os achem feios ou mal feitos, mantenha-os sempre limpos e bem guardados, tenha sempre consigo todo material necessário para limpeza e conservação.

“O IMPORTANTE É SEMPRE TER UM TIME EM PERFEITAS CONDIÇÕES DE JOGO”

6 – Treine sempre, faça o maior intercâmbio possível, não se preocupe com o placar do treino, procure fazer jogadas mais difíceis neste treino para melhor aproveitá-las nas circunstâncias de sua necessidade nos jogos oficiais.

“JOGO É JOGO, TREINO É TREINO”

7 – Controle o sistema nervoso, procure sempre manter a calma, se concentre apenas no jogo e não se influencie com o extra campo ou com a qualidade da bola ou do campo.

“AS CONDIÇÕES SÃO IGUAIS PARA AMBOS E SEU NERVOSISMO SÓ FAVORECE O ADVERSÁRIO”

8 – Procure se concentrar no tempo de jogo, com este treinamento, depois de algum tempo você saberá se o jogo está no fim.

“ALGUNS SEGUNDOS PODERÃO SER IMPORTANTES NO FINAL DA PARTIDA”

9 – Não existe jogo fácil, jogue com a mesma responsabilidade todos os seus jogos, tenha sempre uma tática de jogo para sua necessidade, saiba como jogar precisando vencer, empatar ou até perder.

“O MENOSPREZO AO ADVERSÁRIO É O MAIOR ALIMENTO DA ZEBRA”

10 – Nunca jogue de costas, ou seja, com a paleta voltada para você, dê a volta no campo e jogue de frente, toda jogada é importante, a sua negligência pode causar resultado inesperado.

“NA JOGADA MAIS FÁCIL É QUE SE DEVE CAPRICHAR MAIS”

Se você cumprir à risca estes mandamentos certamente será um grande botonista.

Armandinho joga botão há mais de 45 anos. Disputou quase todos os Campeonatos Brasileiros individuais da Regra oficial de 12 Toques realizados em vários Estados Brasileiros e foi Campeão Pernambucano em todas as Regras que disputou. É o atual Vice-Presidente da FPFM.
2 comentários

sexta-feira, 8 de abril de 2011

0

Recordar é Viver!!!!!!!!!!!

CAMPEONATO NORTE-NORDESTE BRASILEIRO DE
FUTEBOL DE MESA

GALERIA DE CAMPEÕES DO NORDESTÃO 1TOQUE AO LONGO DE 33 ANOS
1969 CAMPEÃO Weber Antônio Seixas BA Recife
1969 2º Lugar Adhemar Dias de Carvalho BA Recife
1970 CAMPEÃO Átilo de Meneses Lisa SE Aracajú
1970 2º Lugar José Santoro Bouças BA Aracajú
1970 3º Lugar Adhemar Dias de Carvalho BA Aracajú
1977 CAMPEÃO Jaime Gomes SE Aracajú
1977 2º Lugar Hamilton Mutti BA Aracajú
1982 CAMPEÃO Jair Pereira de Queiróz BA Recife
1982 2º Lugar Sérgio Raimundo Sacramento BA Recife
1982 3º Lugar Giovani Pereira Moscovits BA Recife
1982 4º Lugar Antônio Souza Bury BA Recife
1983 CAMPEÃO Jomar Antônio de Jesus Moura BA Natal
1983 2º Lugar Francisco Andrade SE Natal
1983 3º Lugar Sérgio Andrade SE Natal
1983 4º Lugar Sérgio Raimundo Sacramento BA Natal
1984 CAMPEÃO Sérgio Andrade SE Alagoinhas
1984 2º Lugar Alex Fabian de Almeira Lisa SE Alagoinhas
1984 3º Lugar Roberto César Fraga Souza BA Alagoinhas
1984 4º Lugar Jomar Antônio de Jesus Moura BA Alagoinhas
1985 CAMPEÃO Alan Fábio de Almeira Lisa SE Aracajú
1985 2º Lugar José Edilberto Bastos Santos SE Aracajú
1985 3º Lugar Layette José de Lira Cardoso PE Aracajú
1985 4º Lugar Renato Brito Mota SE Aracajú
1986 CAMPEÃO Renato Brito Mota SE Natal
1986 2º Lugar Carlos Eduardo L. Rebouças RN Natal
1986 3º Lugar Newton de Magalhães BA Natal
1986 4º Lugar Jair Pereira de Queiróz BA Natal
1987 CAMPEÃO Alex Fabian de Almeira Lisa SE Recife
1987 2º Lugar Alan Fábio de Almeira Lisa SE Recife
1987 3º Lugar Carlos Eduardo L. Rebouças RN Recife
1987 4º Lugar José Osvaldo S. de Mendonça SE Recife
1988 CAMPEÃO Alan Fábio de Almeira Lisa SE Salvador
1988 2º Lugar Carlos Alberto de Oliveira Mota BA Salvador
1988 3º Lugar Newton de Magalhães BA Salvador
1988 4º Lugar Flávio Luís de Almeira Lisa SE Salvador
1989 CAMPEÃO José Edilberto Bastos Santos SE Maceió
1989 2º Lugar Alex Fabian de Almeira Lisa SE Maceió
1989 3º Lugar Wharton Martins de Lima RN Maceió
1989 4º Lugar Carlos Eduardo L. Rebouças RN Maceió
1999 CAMPEÃO Rogério Nascimento Horta BA Salvador
1999 2º Lugar Marcelo Araújo Tanajura BA Salvador
1999 3º Lugar Diógenes de Oliveira Mota BA Salvador
1999 4º Lugar Hamilton Mutti Júnior BA Salvador
2001 CAMPEÃO Carlos Henrique BA Fortaleza
2001 2º Lugar Rogério Nascimento Horta BA Fortaleza
2001 3º Lugar Carlos Alberto de Oliveira Mota BA Fortaleza
2001 4º Lugar Eugênio Dantas BA Fortaleza
2002 CAMPEÃO Rogério Nascimento Horta BA Natal
2002 2º Lugar Ivo Couto Brandão BA Natal
2002 3º Lugar Franklin Oliveira dos Anjos RN Natal
2002 4º Lugar Adaílton de Oliveira Rebouças BA Natal
2003 CAMPEÃO Raimundo C Dantas Neto SE Aracajú
2003 2º Lugar Eldenísio Tosta Santos BA Aracajú
2003 3º Lugar Rogério Nascimento Horta BA Aracajú
2003 4º Lugar Paulo José Machado BA Aracajú
2004 CAMPEÃO Eldenísio Tosta Santos BA Natal
2004 2º Lugar Cerqueira Lima Costa BA Natal
2004 3º Lugar Eduardo Cerqueira de Aragão BA Natal
2004 4º Lugar Diógenes de Oliveira Mota BA Natal
2006 CAMPEÃO Danilo BA Aracaju
2006 2º Lugar Vilninho BA Aracaju
2006 3º Lugar Eduardo Pereira da Silva BA Aracaju
2006 4º Lugar Magno Márcio SE Aracaju
2007 campeão: Gabriel Melo – Bahia-João Pessoa
2007 vice: Diogenes Mota – Bahia-João Pessoa
2007 3º: Hamilton Mutti Junior – Bahia-João Pessoa
2007 4º: Leandro dos Santos(Leo) – Bahia-João Pessoa
2008 Campeão: Fernando Miranda-ES-Vitória
2008 2º Ivo Brandão-BA-Vitória
2008 3º Lugar: Cândido Pimentel-BA-Vitória
2008 4º Lugar: Fábio Lustosa-BA-Vitória
2009 campeão: Eldenisio Tosta – Bahia – Maceio
2009 vice: Rogerio Horta(Soneca)- Bahia-Maceio
2009 3º: Roberto Fera- Bahia-Maceio
2009 4º: Willian Lee – Bahia-Maceio
2010 campeão: Magno Marcio – Sergipe – Salvador
2010 vice: Carlson Cosme – Rio Grande do Norte – Salvador
2010 3º: Ivo Couto – Bahia – Salvador
2010 4º: Hamilton Mutti Junior – Bahia – Salvador

quinta-feira, 31 de março de 2011

0

PROGRAMAÇÃO DO 33º NORDESTÃO EM NATAL-RN

33º CAMPEONATO NORTE-NORDESTE BRASILEIRO DE
FUTEBOL DE MESA
NATAL-RN 29 e 30 de abril e 1º de maio de 2011
PROGRAMAÇÃO DAS INSCRIÇÕES:
1) 16 de março de 2011: divulgação da proposta inicial da CBFM no site
cbfmdisco.wordpress.com.
33º CAMPEONATO NORTE E NORDESTE
ESTADO/VAGAS ESPECIAL SÊNIOR MASTER INFANTO/JUVENIL TOTAIS
ALAGOAS 3 2 1 6
BAHIA 15 12 7 TODOS 34
ESPIRITO SANTO 10 6 4 COM IDADE 20
PARAIBA 6 4 2 DA CATEGORIA 12
PERNAMBUCO 7 4 4 JOGARÃO. 15
RIO G DO NORTE 12 10 7 29
SERGIPE 6 4 4 14
SEDE(RN) 1 * 2 * 3
CAMPEÃO-2010 1 * 1 * 1* 3
VICE-2010 1 * 1 * 1* 3
3º LUGAR-2010 1 * 1 * 1* 3
CBFM 1 * 1 * 2
TOTAIS 64 48 32 144
OBS.: SEDE RN EM * LEIA-SE : ESPECIAL – JULIO DO RJ. E NO SENIOR LEIA-SE ANDRE
E CESAR DO RS.
ESPECIAL : CAMPEÃO 2010, LEIA-SE MAGNO-SE; VICE-CAMPEÃO LEIA-SE CARLSONRN,
E 3º LUGAR LEIA-SE IVO-BA.
SENIOR : CAMPEÃO 2010, LEIA-SE EMANOEL-ES, VICE-CAMPEÃO LEIA-SE FERFOM-BA,
E 3º COLOCADO LEIA-SE LAYETTE – PE.
MASTER : CAMPEÃO 2010, LEIA-SE BATATINHA-BA, VICE-CAMPEÃO LEIA-SE
CRISTOVAM – BA, E 3º COLOCADO HELIO-BA.
LEMBRANDO SEMPRE QUE A VAGA GARANTIDA É APENAS PARA OS 03 (TRES)
MELHORES COLOCADOS DO ANO ANTERIOR, NÃO PODENDO O BOTONISTA
TRANSFERIR PARA O SEU ESTADO A VAGA.
2) 25 de março de 2011: último dia para as federações estaduais solicitarem o número de
vagas por categoria através do e-mail: carlsonk007@ig.com.br, ou
carlsonk007@hotmail.com
a) Caso haja necessidade de mais vagas do que o oferecido aqui nesta distribuição
inicial, a solicitação das vagas excedentes deve ser feita neste momento.
b) Deve-se observar que as vagas destinadas ao campeão, ao vice-campeão e ao 3º
colocado de cada categoria pertencem ao atleta, e não ao estado. Caso o atleta não
participe do campeonato, ou dispute em outra categoria, a vaga será destinada à
CBFM.
3) 30 de março de 2011: divulgação pela CBFM da distribuição das vagas através do site
cbfmdisco.wordpress.com.
4) 06 de abril de 2011: último dia para as federações estaduais depositarem o valor total
das inscrições relativas às vagas confirmadas pela CBFM na conta: Banco
Real/Santander, AG: 0857, CC: 0710507, OU Banco do Nordeste, AG: 0185, CC:
07638-6, Charley Weber de Medeiros Dantas, e confirmar pelo e-mail:
charleyweber@hotmail.com. Os nomes deverão ser enviados nesta etapa, mas poderão
ser alterados até a etapa 8.
5) 11 de abril de 2011: divulgação pela CBFM das vagas remanescentes através do site
cbfmdisco.wordpress.com. As vagas serão preenchidas de acordo com a solicitação
feita na etapa 2.
6) 18 de abril de 2011: último dia para as federações estaduais depositarem o valor total
das inscrições relativas às vagas remanescentes confirmadas pela CBFM na conta:
Banco Real/Santander, AG: 0857, CC: 0710507, OU Banco do Nordeste, AG: 0185,
CC: 07638-6, Charley Weber de Medeiros Dantas.
7) 22 de abril de 2011: divulgação pela CBFM do número de atletas por categoria e dos
nomes confirmados até o momento. A partir desta etapa, os estados não mais poderão
alterar a quantidade total de atletas, e nem a quantidade de atletas em cada categoria.
Os pedidos de devolução das taxas de inscrição não mais serão aceitos.
8) 27 de abril de 2011: último dia para que as federações estaduais possam alterar ou
informar os nomes dos atletas, não podendo mudar a quantidade total de atletas, e nem
a quantidade de atletas em cada categoria.
VALOR DA TAXA DE INSCRIÇÃO:
- Infanto-Juvenil: 5% do Salário Mínimo Nacional vigente à época do evento (R$ 27,25).
- Especial: 10% do Salário Mínimo Nacional vigente à época do evento (R$ 54,50).
- Sênior: 10% do Salário Mínimo Nacional vigente à época do evento (R$ 54,50).
- Máster: 10% do Salário Mínimo Nacional vigente à época do evento (R$ 54,50).
PROGRAMAÇÃO DO EVENTO:
+ 29 de abril de 2011 (sexta-feira):
- 18:00h - Congresso Técnico (sorteio das chaves);
- 21:00h - Divulgação das Tabelas.
+ 30 de abril de 2011 (sábado):
- 08:00h - Cerimônia de Abertura;
- 09:00h - 1ª Rodada;
- 10:10h - 2ª Rodada;
- 11:20h - 3ª Rodada;
- 12:30h - 4ª Rodada;
- 13:40h - 5ª Rodada;
- 14:50h - 6ª Rodada;
- 16:00h - 7ª Rodada;
- 17:10h - 8ª Rodada;
- 18:20h - 9ª Rodada;
- 19:30h - 10ª Rodada;
- 20:40h - 11ª Rodada;
- 21:40h - fim das disputas do dia.
+ 1º de maio de 2011 (domingo):
- 09:00h - 12ª Rodada;
- 10:10h - 13ª Rodada;
- 11:20h - 14ª Rodada;
- 12:30h - 15ª Rodada;
- 13:30h - almoço até 15:00h.
- 15:00h - 16ª Rodada (oitavas-de-final);
- 16:30h - 17ª Rodada (quartas-de-final);
- 18:00h - 18ª Rodada (semi-finais);
- 19:30h - 19ª Rodada (final / 3º e 4º);
- 21:00h - Fim dos Torneios e Premiação.
CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO:
Será divulgado em breve pela federação organizadora do evento.
LOCAL DO EVENTO / HOSPEDAGENS:
Hotel SENAC Barreira Roxa – www.barreiraroxa.com.br
Via Costeira, nº 4020, Parque das Dunas, Natal-RN.
Reservas: (84) 4005-1699 / 3092-4089
DUPLO TRIPLO QUÁDRUPLO
196,00 244,00 304,00
HOSPEDAGEM OPCIONAL: Este hotel divide o muro com o Hotel Barreira Roxa.
Hotel Porto do Mar – www.hotelportodomar.com.br
Via Costeira, nº 455, Parque das Dunas, Natal-RN.
Reservas: (84) 4008-4242 – Júnior Câmara / reservas@hotelportodomar.com.br
DUPLO TRIPLO
150,00 195,00
HOSPEDAGEM OPCIONAL: Hotel Bruma, localizado a praia dos artistas, vizinho ao
centro de turismo, e distante do Barreira Roxa, algo em torno de 3 minutos de
automóvel.
Hotel Bruma –
Praia dos Artistas, Natal-RN.
Reservas: (84) 3202-4303 – Patrícia ou Renata
DUPLO TRIPLO
100,00
Obs.: O hotel bruma oferece opções de 02 a 03 apartamentos, para triplo ou quádruplo

segunda-feira, 7 de março de 2011

0

Campeonato brasileiro e Nordestão regra brasileira 1 toque

Definidas as datas das principais competições nacionais da regra 1 toque, o campeonato brasileiro acontecerá esse ano em Recife-PE, entre os dias 12,13 e 14 de novembro,o Brasileirão é um evento que sempre reúne grande número de botonistas e adimiradores do futebol de mesa, já o nordestão 2011 terá Natal-RN como sede os preparativos já estão em andamento e acontecerá em abril(dias 21,22 e 23) no feriadão da semana santa e tiradentes,o BLOG BARAUNASFUTMESA cobrirá todos os jogos e trará todas as resenhas e notícias do que melhor acontecer nesses eventos.
SAUDAÇÕES LEONINAS.

2

Leão guerreiro!!!

Os índios Morrorós, da tribo Cariri, viviam no século XVIII às margens do Rio Apodi, no interior do Rio Grande do Norte. Fisicamente fortes, eram bons caçadores, atacavam o gado trazido pelos colonizadores para a região e enchiam o bucho de carne assada ou chamuscada. Gostavam de dormir no chão, desprezando a rede de algodão e a esteira, que lhes parecia coisa de frescos. Os homens passavam os dias caçando, pescando e colhendo mel de abelhas. As mulheres eram oleiras, plantavam e faziam a colheita.
O chefe da tribo recebia a denominação de Baraúna - cabia a ele o comando das festas que duravam enquanto durasse a lua nova. Bebia, o cacique Baraúna, quantidades monumentais de vinho feito com frutos e raízes. Só podia tomar decisões importantes e reconhecidas pela comunidade se estivesse inteiramente de porre.
Pois bem, amigos, no local onde em mil setecentos e varadas habitavam os índios, surgiu a cidade de Mossoró - hoje a maior do interior do Rio Grande do Norte.
Em 1924 - ano em que os levantes tenentistas viravam o Brasil de cabeça pra baixo - alguns boêmios de Mossoró resolveram fazer algo mais importante do que marchar na Coluna Prestes contra o poder das oligarquias. Fundaram um bloco carnavalesco em que todo mundo se esbaldava no carnaval com fantasias de índios. O nome do bloco: Baraúnas. Foi desse bloco que surgiu, em 14 de janeiro de 1960, o time de futebol da Associação Cultural Esporte Clube Baraúnas - o tricolor de Mossoró.
Em sua trajetória de glórias, o Baraúnas ganhou o disputadíssimo campeonato mossoroense em cinco ocasiões [1961; 1962; 1963; 1967; 1977] ; foi campeão potiguar em 2006; e bicampeão da Copa Rio Grande do Norte [2004; 2007].
Na Copa do Brasil de 2005, sob a liderança do centroavante rompedor Cícero Ramalho [ perto de quem Ronaldo Fenômeno parece uma Olívia Palito ] , o Baraúnas desclassificou o Vasco da Gama em plena colina de São Januário - 3 x0 inapeláveis, numa exibição de gala que fez até o busto do Almirante abrir a boca de espanto
Os fãs do futebol sabem que falo sério - acho que poucos clássicos na história do desporto mundial podem se comparar, em charme e rivalidade, ao Potiguar X Baraúnas, o derby da cidade de Mossoró. Em dia de PotiBa, até as almas do velhos guerreiros Cariri acordam do sono profundo nas águas do Rio Apodi e rondam, serelepes, a cancha da partida. Se a noite é de lua nova, tempo de fuzuê , tome de quizumba na aldeia e festa no gramado.
SAUDAÇÕES LEONINAS!!!







sexta-feira, 4 de março de 2011

0

HOMENAGEM AO DIA DO BOTONISTA,

Dia 14 de fevereiro comemoramos o centenário de Geraldo Cardoso Decourt, data que escolhida, justamente, como dia do botonista.
Façam uma pesquisa com a seguinte pergunta: Quem foi o maior inventor brasileiro? A esmagadora maioria vai, provavelmente, cravar na bucha o bom e velho Santos Dumont. Eu não, até porque continuo a não acreditar que um avião seja de fato capaz de voar.
O maior inventor brasileiro de todos os tempos é Geraldo Décourt - o pai do futebol de botão.
Dizem que Décourt desenvolveu o jogo, no final da década de 1920, arrancando botões de cuecas [cueca naquele tempo tinha botão, vejam só] e de uniformes escolares. Chamou o troço de Celotex, um material usado para fazer as primeiras mesas, e mandou ver.
Sempre achei o futebol de botão o mais democrático dos esportes mundiais, seguido pelo cuspe a distância e pela porrinha. Já se fez botão de tudo quanto foi jeito no Brasil - osso, tampa de relógio, paletó, plástico, galalite, coco e outros babados. Lembro bem do caso de um vizinho que arrancou os botões do paletó do avô durante o velório, ao perceber que o velho ia ser enterrado com um material de excelente qualidade para o futebol de mesa. A frase do capeta na hora de surrupiar os botões do velho foi inesquecível: Aquele segundo botão é o Rivellino; não vou deixar enterrarem o Riva.
Qualquer lugar era válido para a disputa. Jogava botão, quando era moleque, no chão da casa, na mesa da cozinha e, evidentemente, no Estrelão, a mesa sem cavalete que a Estrela produziu. Goleiros? Chumbinho, caixa de fósforos grande, o famosos Olhão, pedaço de madeira, plástico. Até dentadura de avó eu vi defendendo o gol em partidas improvisadas.
Outro jogo absolutamente democrático era o pregobol, mais conhecido como preguinho. Esfolava-se o dedo de forma retumbante ao meter os petelecos na moeda que, entre pregos, deveria entrar no gol - e aí era só cantar o que bonito é a torcida delirando.
Essas rápidas recordações, na verdade, me ocorreram por conta de um detalhe. Eu, que trabalho dando aula pra rapaziada mais nova, constato o seguinte: Os garotos, com raríssimas exceções, não jogam mais preguinho e botão. Na minha adolescência jogar botão era tão natural quanto, para ficar no exemplo básico, descabelar o palhaço. Todo mundo tinha seu time.
Desconfio que a culpa pela agonia do botão e do preguinho entre os garotos é desses jogos eletrônicos malucos que reproduzem com certa fidelidade partidas de futebol. A garotada fica agora fazendo tabelinha virtual em computadores e televisões e, seduzida pela parafernália desses trecos, abandona as coisas mais simples, que exigem mais talento, tem maior poder de sociabilização, são muito mais divertidas e inventivas.
Nesse caso eu fecho com o jornalista José Trajano, que em certa ocasião admitiu que sua grande preocupação ecológica e de luta pela preservação da vida era com a extinção do futebol de botão.
Eu também. Defendo, como humanista que sou, os animais em extinção, como o urso panda, o sagui-da-serra, a ararinha azul, o mono-carvoeiro, o macaco-prego, o mico leão, o cachorro do mato de orelha curta, a onça parda, o gato do mato, o tamanduá bandeira e a baleia jubarte. Não posso esquecer de citar o heterossexual masculino, os reis Momos balofos e as cantoras de mpb que gostam de homem.
Lanço aqui, por tudo isso, outra campanha preservacionista: Abaixo os jogos virtuais e viva o futebol de botão e o preguinho. S.O.S urgente, Brasil!
Décourt foi um incansável divulgador e organizador de torneios e eventos de futebol de mesa em diversos estados brasileiros, o que propiciou o desenvolvimento do esporte, assim como sua popularização. Criou clubes e soube administrá-los com bastante amor. Carismático, semeou entre os que rodeavam o companheirismo puro e honesto, Faleceu em maio de 1998.





SAUDAÇÕES LEONINAS!!!