
O Baraúnas é uma Associação Cultural que existe desde o ano de 1924. Naquele ano, foi criado um bloco carnavalesco, que passou a representar o povão da cidade, sobretudo, a população do Bairro Doze Anos. Na década de 60, os diretores do bloco carnavalesco resolveram estender a sua atuação, criando o time de futebol, que passou a ser a maior paixão do povo mossoroense. Zoívo Barbosa: Grande batalhador pelo Nogueirão e pelo Baraúnas ZOÍVO BARBOSA:

O Baraúnas começou como Bloco de Carnaval. Uma de suas maiores lideranças, tendo inclusive sido Técnico do Time, várias vêzes Campeão, foi o nosso homenageado de hoje: ZOÍVO BARBOSA. exemplo de amor ao clube e ao time. Já passado dos 80 anos, Zoívo continua com seu amor ao Barúnas. Viva ZOÍVO. Desde os primórdios, o Tricolor mostrou a sua força e ganhou o primeiro campeonato que disputou: o Torneio Início do Campeonato Mossoroense. Nos três primeiros anos de vida, também se tornou tri-campeão mossoroense. Nos anos seguintes, o clube ainda conquistou outros dois títulos do Campeonato Mossoroense e duas Taças Cidade de Mossoró. MAIOR CAMPEÃO DO INTERIOR O Baraúnas é o clube do interior do Rio Grande do Norte com o maior número de títulos que tem a chancela da Federação Norte-riograndense de Futebol, são oito ao total. O Tricolor conquistou dois títulos do Torneio Início, dois turnos do Campeonato Estadual, um Torneio Seletivo, duas Copas RN e ainda venceu o Campeonato Norte-riograndense duas vezes no ano de 2006. O primeiro título oficial foi conquistado no ano de 1981, quando o Tricolor do Oeste ganhou o Torneio Início. No mesmo ano, o Esquadrão Tricolor ainda ganhou o III Turno do Campeonato Estadual. O Leão continuou sua história de glórias nos anos seguintes e sagrou-se vice-campeão estadual no ano de 1987. O ano de 88 foi ainda mais importante para o Tricolor, que venceu o Torneio Início, se tornando o maior campeão do interior da competição até os dias atuais, e ainda foi campeão do II Turno do Campeonato Estadual.

As glórias do Baraúnas aumentaram desde que o presidente João Dehon da Rocha assumiu o cargo em 2004. No primeiro ano do seu mandato, o Tricolor conquistou o Torneio Seletivo para a Série C do Campeonato Brasileiro e foi também campeão da Copa RN de Futebol. Em 2006, a conquista foi ainda mais importante. O Baraúnas sagrou-se campeão estadual de futebol. Na ocasião, o Tricolor teve que disputar a decisão duas vezes, devido a um imbróglio judicial envolvendo ASSU e ABC. Nas duas oportunidades, o adversário do Barú foi o rival Potiguar, que perdeu as duas decisões. Em 2007, o Tricolor conquistou novamente a Copa RN de Futebol, se tornando o maior campeão da competição, com duas taças. ROMPENDO FRONTEIRAS O Baraúnas é o clube do interior do Rio Grande do Norte com o maior número de participações em competições interestaduais. O time se manteve na divisão de acesso do Campeonato Brasileiro por três anos consecutivos, sendo o único clube do interior do RN a participar da Série B. O clube participou de duas edições da Taça de Prata (81 e 82), que é equivalente a Série B atual e também disputou a primeira edição Série B do Campeonato Brasileiro em 1982. O Barú também é o único do interior do RN a participar de uma edição do Campeonato do Nordeste. O clube disputou o evento em 1999, por ter sido o terceiro colocado no Campeonato Estadual de 1998. O MELHOR DO RN NA COPA DO BRASIL O feito que trouxe mais reconhecimento nacional para o Baraúnas foi a campanha na Copa do Brasil no ano de 2005. O clube é o único do Rio Grande do Norte que conseguiu chegar as quartas-de-finais da competição nacional. Naquele ano, o Tricolor eliminou América Mineiro, Vitória e Vasco.

O Barú ainda mostrou as suas garras no ano de 2007, quando eliminou mais uma vez o Vitória, mas o Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte desclassificou o Tricolor de forma contestada, afirmando que o clube havia colocado o goleiro reserva Paulo Renato de forma irregular no banco de reservas.

SAUDAÇÕES LEÔNINAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário